Dichiarazione di Presenza (Vicenza)

Olá descendente, tudo bem?
Falaremos um pouco das novas regras aplicadas na Questura di Vicenza em relação a declaração de presença.
Para que possamos deixar bem claro, a declaração de presença é um documento obrigatório que deve ser solicitado junto a Questura Italiana (Vicenza), exigido sempre aos cidadãos estrangeiros que entram em solo Europeu dentro da area Schengen (com escalas antes de chegarem a Itália) e desejam dar entrada em seu processo de reconhecimento da cidadania italiana aqui na Itália. Esta providência é obrigatória, pois quando entramos em solo europeu (como turista e permanência de 90 dias) recebemos um carimbo em nosso passaporte que nos informa o dia de entrada e por consequência já nos deixa claro o limite de tempo por aqui.
Montando um resumo prático, se o voo provém de um País fora da area Schengen (26 países), você não precisa se preocupar com esta etapa, pois já terá o carimbo de entrada em solo italiano em seu passaporte e esta comprovação basta para os Oficiais de Comune. Caso seu voo venha de um País que faça parte da area Schengen (26 países), ai sim será necessário tal prática;
Seguindo neste raciocinio, esta etapa será somada ao processo de reconhecimento de sua cidadania aqui na Itália e será necessário mais alguns dias para as devidas providências. Vamos explicar as novas práticas por aqui, como colocadas abaixo:
- Agendamento junto a Questura Italiana (o setor só realiza este atendimento 1(uma) vez por semana, durante uma hora); - Seguro saúde obrigatório;
- 2 fotos(formato tessera) que devem ser tiradas após sua chegada em solo italiano;
- Ospitalita protocolada no Comune onde deseja realizar o Processo;
- Formulário preenchido na Questura;
- Original e cópia do Passaporte com carimbo de entrada;
- Serão feitas algumas práticas na Questura como: impressão digital, medição de altura e etc...
Aconselhamos sempre que venham a Itália sem conexões para evitar filas e possiveis atrasos em função destas etapas junto a Questura.
PS. Lembrando que se trata de um resumo, para que fique mais fácil o entendimento, lembrando que a legislação italiana define bem cada etapa desta prática.
Tenham todos uma ótima semana!
Atenciosamente,
Diogo Couto