Todos nόs sabemos que o caffè na Itália é uma tradição e motivo de orgulho do povo italiano! Mas por que o melhor “espresso” é o italiano se a Itália nem produz caffè? Isso graça a “Tostatura Italiana”, ou seja: um jeito de torrefação italiano, torrado lentamente e mais intensamente, diferente dos países Anglo-Saxônicos que o preferem mais leve, aguado. Os italianos amam o caffè forte, intenso e aromático!
E como se faz um bom caffè? Vou reportar uma lista de dicas para reproduzir um ótimo espresso! 1- Uma boa marca de caffè, com qualidade que se adapte ao próprio gosto e também uma boa moca, é de extrema importantância. 2- Utilizar água fresca, evitar utilizar água da torneira que contem calcar, pois pode modificar o sabor. 3- Não utilizar água quente ou água fervente. Essa teoria não acelera o processo e o resultado não será dos melhores. 4- As dosagens são importantes, depende de paladar a paladar, mas normalmente se utiliza uma colher de sopa para cada pessoa. 5- Não pressione o pó e quebre os empelotamentos. 6- Siga as fases de infusão. Não abandone o caffè no fogo para não comprometê-lo e, ao final quando ele estiver subindo, abra a moca pois as gotas de água que caírem no caffè poderão alterar seu sabor. 7- Não deixe o caffè ferver e quando ele terminar de subir, desligue o fogo. 8- Tomar o caffè bem quente é a melhor maneira de aproveitar o sabor e degustar o aroma. 9- Após a utilização da moca, limpe muito bem mas sem utilizar sabão. É importante limpar muito bem o filtro para que não fique resíduos de caffè velho. Pode parecer “tarefa” demais para tomar um simples caffè, mas no dia a dia essa prática ficará automática e você sempre poderá degustar um “buonissimo” caffè onde e quando desejar.

E quais os tipos de bebidas referentes ao caffè que posso pedir em um bar, por exemplo? Pessoalmente, como exemplo, num verão muito quente, eu adoro tomar o “caffè freddo” ou “caffè shakerato”. Como se prepara? Para uma pessoa, coloque dentro de um shaker para cocktails duas pedras de gelo, um caffè ainda quente, uma pequena dose de Baileys ou um creme qualquer de whiskey ou Irish Cream e açúcar. Agite com muita energia por um bom tempinho, até que o caffè chegue em uma consistência quase espumosa. Coloque o caffè gelado em um copo para Martini e no final como decoração, utilize uma peneira colocando um pouco de pó de chocolate amargo sem açúcar e 3 grãos de caffè no topo!
Em seguida, uma lista das melhores alternativas ao espresso:
1- Espresso, liscio ou normale o classico caffè curto
2- Lungo! Um caffè abundante
3- Doppio, um caffè duplo, otimos para aquelas manhas dificeis para acordar
4- Macchiato caldo, caffè com leite quente
5- Macchiato freddo, caffè con leite frio
6- Marocchino, um caffè com leite e um pouco de po de cacao
7- Decaffeinato o deca, è um caffè decafeinado, sem caffeina
8- Corretto, ou seja um caffè com uma “correçao” a base alcolica normalmente è grappa
9- Ristretto, caffè contrario do lungo, muito forte e intenso
10- Latte macchiato, um copo grande com bastante leite e um caffè
11- Caffè e latte, um copo normal com bastante leite e um caffè, diferente do capuccino porque tem mais leite mas menos que no “Latte macchiato”
A lista pode ser longa, mas esses acima são os mais comuns!
Deixe sua opinião e se vocè curtiu esse artigo, compartilhe no facebook e twitter ;) Atè já futuros italianos!